Crianças naturalmente têm dificuldade para dar a cada problema o tamanho "real" que eles tem e na maioria das vezes, algo que para nós não é tão importante, para eles, pode ser um "peso" enorme e jamais devemos subestimar a percepção das crianças! Esse processo faz parte do desenvolvimento e da incapacidade que sentem em lidar com as situações do dia a dia e com as frustrações. Através dessa dinâmica, as percepções vão amadurecendo e seus filhos conseguem aprender aos poucos o que é um enorme problema e o que pode ser resolvido facilmente!
Orientações de uso:
1) Monte as 3 caixinhas com a criança e explique para ela o que é um probleminha, um problema médio e um problemão (dê exemplos práticos de acordo com a sua visão e compare com os tamanhos das caixas. Leia o conceito de cada tamanho de problema no verso da caixinha.
2) Faça uma análise da sua última semana e classifique os acontecimentos que te incomodaram conforme seu tamanho.
3) Deixe a caixinha em um lugar visível. Sempre que a criança estiver passando por uma "crise" pergunte: Isso que aconteceu agora é um probleminha, problema médio ou problemão? Assim que possível, fale sobre o ocorrido e peça para que ela escreva ou desenhe o que aconteceu e coloque o papelzinho na caixinha correspondente.
E lembre-se! O foco deve ser sempre nas SOLUÇÕES! A intenção de "medir" os problemas vai ajudar a criança no autocontrole e na auto regulação, na medida em que for entendendo o quanto de "atenção" ou tristeza, determinado problema merece e isso torna menos desgastante lidar com as frustrações!